sábado, 9 de janeiro de 2021

Na casa do meu Amigo eu louvo

 Texto Bíblico: 2 Cro 7.1-12

Para memorizar:

“Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas." (Sl 9.1)





Salmo 9:1






História Bíblica: 

Salomão construiu um lindo templo, Igreja, para Deus. Onde poderiam se reunir muitas pessoas para louvar e adorar aDeus. Depois de anos de trabalho, finalmente estava pronto e chegou o dia da inauguração.

Vieram muitas pessoas para o evento. Salomão estava muito feliz. E Inaugurou orando a Deus. Quando Salomão terminou a oração, desceu fogo do céu e queimou completamente o animal oferecido em sacrifício e os outros sacrifícios que tinham sido oferecidos; e a glória do SENHOR Deus encheu o Templo. E, por causa dessa luz, os sacerdotes não puderam entrar no Templo.

Ao verem o fogo descer e a glória do SENHOR encher o Templo, todos os israelitas que estavam ali no pátio se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. Eles adoraram a Deus e o louvaram, dizendo:

“Louvem a Deus, o SENHOR, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.”

Então o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios ao SENHOR.

Salomão ofereceu em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas.

Assim o rei e o povo dedicaram o Templo ao serviço de Deus.

Os sacerdotes estavam nos seus lugares, e os levitas também, com os instrumentos de música sagrada que o rei Davi tinha feito para eles tocarem acompanhando o cântico “O Seu Amor É Eterno”.

Era assim que eles executavam os cânticos de louvor feitos por Davi. Todos os israelitas ficaram de pé enquanto os sacerdotes, que estavam em frente dos levitas, tocavam as trombetas.

Todos ali louvaram ao SENHOR, adorando-O por seu eterno amor para conosco

Salomão dedicou também ao serviço de Deus a parte central do pátio que ficava em frente do Templo; ali ele apresentou as ofertas que foram completamente queimadas e a gordura dos animais que haviam sido oferecidos nos sacrifícios de paz. Salomão fez isso porque o altar de bronze era muito pequeno para os sacrifícios que eram completamente queimados, para as ofertas de cereais e para a gordura dos sacrifícios de paz.

Depois Salomão e todo o povo de Israel comemoraram durante sete dias a festa da dedicação do altar. Estava ali uma enorme multidão, pessoas que tinham vindo do país inteiro, desde a subida de Hamate, no Norte, até a fronteira do Egito, no Sul.

Que lindo, sete dias de festa, louvado e adorando a Deus. Devemos ter esse mesmo amor pela Casa de Deus. Nos dias de culto devemos estar na igreja louvando a Deus. Agradecendo a Ele por seu eterno amor por nós. Cante ao Senhor!



Salmo 9:1 




Salmo 9:1










terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Gosto da Escola Dominical

Texto Bíblico:

Neemias 8.1-12 

Aprendendo a Bíblia:

↪ “Esdras havia dedicado a sua

vida a estudar, e a praticar

a Lei do Senhor...”

Esdras 7.10

A Palavra é...

↪ ALEGRIA

História bíblica

Quero mostrar o meu álbum de fotografias da Escola Dominical. (Mostre os retratos e comente sobre as pessoas que aparecem neles; deixe que tentem descobrir quem são.) Gosto muito deste álbum porque ele é sobre a Escola Dominical, uma coisa de que gosto muito na Casa de Deus. Ó, mas vocês precisam ver uma fotografia aqui no final do álbum . Este é o senhor Robert Raikes. 



Vamos repetir seu nome? Robert Raikes é alguém muito importante; foi ele quem fundou a Escola Dominical no mundo. Isto foi há muitos anos; mais de duzentos anos atrás. Robert Raikes era jornalista, e tinha muita pena das crianças que viviam nas ruas, aprendendo a roubar e a fazer outras coisas erradas. Então ele começou a reunir as crianças todos os domingo e a ensinar-lhes a Bíblia, a Palavra de Deus. Foi assim que começou a Escola Dominical no mundo. E foi muito bom para aquelas crianças, porque elas pararam de fazer coisas erradas e aprenderam a fazer coisas que melhoraram suas vidas. E querem saber quem fez a primeira Escola Dominical no Brasil? Foi este casal, Robert Kalley e sua esposa Sarah Kalley.  



Vamos repetir? Robert e Sarah Kalley eram missionários estrangeiros que tinham vindo pregar no evangelho no Brasil. Isto foi há muito tempo; mais de cento e cinquenta anos atrás. Sabem quem foram os primeiros alunos da primeira Escola Dominical do Brasil? Foram cinco crianças! Deus sempre quis que as pessoas aprendessem a sua Palavra. Antigamente, nos tempos da Bíblia, ainda não havia Escola Dominical como esta nossa. Mesmo assim, as pessoas iam ao Templo de Deus ouvir os ensinamentos dados pelos sacerdotes. Também havia umas casas chamadas sinagogas, onde as pessoas se reuniam para estudar a Palavra de Deus. Todas as crianças israelitas tinham de ir à sinagoga estudar. O professor lia para elas os livros escritos por Moisés, e os explicava. Depois, elas tinham de recitar os salmos e outros versículos, até decorá-los. Certa vez, depois de passar muitos anos como escravos numa terra distante, os israelitas acabaram se esquecendo de muitas coisas da Lei de Deus. Então, quando o rei daquela terra os deixou voltar a Israel, Neemias e Esdras reuniram todo o povo numa praça para ensinar-lhe a Palavra do Senhor. Esdras era professor; conhecia bem a Lei de Deus, e sabia explicá-la ao povo. Ele dedicara toda a sua vida a estudar e a ensinar os mandamentos do Senhor. (Apresente o versículo.) Neemias era governador em Israel e também queria que o povo aprendesse a Palavra de Deus. Todos foram assistir à aula de Esdras e Neemias. As crianças estavam muito animadas e curiosas para saber o que eles iam ensinar.  Foi emocionante ver o professor Esdras subir num estrado de madeira, e abrir o Livro da Lei de Deus. Quando ele o abriu, todos se levantaram em respeito à Palavrado Senhor. Sabem quanto tempo eles ficaram ali ouvindo a Palavra de Deus? A Bíblia diz que foi desde o nascer do sol até o meio dia! Ficaram várias horas lendo e ouvindo a Lei de Deus! Será que as crianças ficaram cansadas? Você ficaria? Pode ser que algumas tenham ficado cansadas. Mesmo assim, ficaram bem comportadas, junto aos pais, ouvindo atentamente. Esdras fez a leitura, e depois ele e mais doze professores espalharam-se entre o povo, explicando o que Esdras lera. Ao ouvir os ensinamentos da Palavra de Deus, as pessoas perceberam que estavam fazendo muitas coisas erradas, que desagradavam a Deus. Mas agora, ao entender como deveriam viver para agradar ao Senhor, elas decidiram parar de fazer coisas que eram pecado, e fazer somente as coisas que Deus queria que fizessem. Deus abençoe !



segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Entrego a minha oferta na Igreja

 Entrego a minha oferta na Igreja

Texto Bíblico:

  ↪ Êxodo 19.10-25; 23.14-19

A Palavra é...

DÍZIMO E OFERTA

Aprendendo a Bíblia:

“... Tragam todos os seus
dízimos aos depósitos
do Templo...”
Malaquias 3.10


Dízimo: “Oferta entregue voluntariamente à Obra de Deus, constituindo-se

da décima parte da renda do adorador (Ml 3.10).

É um ato de amor e adoração que devotamos áquEle que tudo nos concede. De igual modo, é uma aliança prática entre Deus e o homem. O que é fiel no dízimo haverá de usufruir de todas as bênçãos que o Senhor reservou-nos em sua suficiência. O dízimo não ficou circunscrito à Lei. Antes desta, Abraão, pela fé, trazia os dízimos ao Senhor (Gn 14.17-24). É uma prática que tem de ser observada por todos os que confiam na providência divina”. Outra coisa a observar sobre o dízimo é que ele deve ser trazido “à casa do tesouro”. A casa do tesouro era um compartimento do Templo, onde se armazenavam os grãos e alimentos dados como dízimo, e que serviam para o sustento dos obreiros de Deus, que ministravam ao rebanho a sua graça. A igreja continua sendo o lugar onde devemos entregar o nosso dízimo.       

                                                      História bíblica

Um dia, quando os israelitas estavam acampados perto de um alto monte, chamado Sinai, Deus mandou que Moisés lhes desse uma ordem: todas as pessoas deveriam purificar-se para adorar a Deus. Isto é, todos deveriam vestir roupas limpas, não fazer nada que sujasse os seus corpos, e não fazer nenhuma daquelas coisas erradas que Deus chama de pecado. Deus disse: “Todos devem estar limpos e puros porque, depois de amanhã, descerei sobre o monte Sinai e falarei com eles”. Moisés transmitiu o recado de Deus, e os israelitas obedeceram prontamente. No dia combinado, todos estavam limpos e puros, esperando Deus falar.  De repente...  Trovões tão altos como eles nunca tinham ouvido. E os relâmpagos brilhavam no céu sem parar. Assustados, os israelitas olharam para o monte Sinai, e viram que havia uma nuvem escura em cima do monte. E eles ouviram um som:  O som de uma trombeta muito forte. Os israelitas começaram a tremer de medo, e ainda mais amedrontados ficaram quando viram que o monte Sinai estava soltando fumaça! Até parecia uma fornalha! É que o Senhor Deus havia descido sobre o monte, no meio de um fogo. O som da trombeta foi ficando cada vez mais forte, e no barulho do trovão, Deus falou com Moisés. Ele chamou Moisés para subir ao monte onde Ele estava. Somente Moisés subiu; o povo ficou perto do monte, mas ninguém pôde subir. Lá no monte, Deus falou com Moisés sobre o modo que Ele queria que o seu povo vivesse; deu a Moisés uma porção de ordens sobre as coisas que Ele queria que o seu povo fizesse. Uma das coisas que Deus ordenou aos israelitas foi que comemorassem três festas por ano, em sua honra. Três vezes ao ano, todas as pessoas deveriam ir à Casa de Deus adorá-Lo e festejar em sua honra. E Deus deu uma ordem muito importante para quando as pessoas fossem às festas na sua Casa. Está escrito aqui na Bíblia (leia Êx 23.15b): “Que ninguém venha me adorar sem trazer uma oferta”. Ouviram bem? Ninguém podia ir adorar a Deus em sua Casa sem levar-lhe uma oferta. Uma dessas três festas que os israelitas deveriam comemorar era a Festa das Colheitas. Era uma festa realizada na primavera, quando eles começavam a colher os cereais que haviam plantado. E Deus deu uma ordem muito importante sobre a Festa da Colheita. Ele disse: “Todos os anos, tragam à casa do Senhor, seu Deus, os primeiros cereais que colherem” (leia Êxodo 23.19). Vocês sabem o que são cereais? São grãos que servem para a nossa alimentação, como o trigo com que se faz a farinha, o milho, a cevada, etc. Os israelitas faziam essa festa com muita alegria. O coração deles estava cheio de gratidão a Deus pelas bênçãos que haviam recebido dEle. Essa oferta dos primeiros grãos era um modo de agradecer a Deus por lhes haver dado uma boa terra para plantar, um bom sol e uma boa chuva para fazer crescer a plantação. Você sente o seu coraçãozinho cheio de gratidão a Deus pelas coisas boas que Ele lhe dá? Vamos pensar nas coisas que Deus nos dá. Cada um diga uma coisa (deixe que falem; não esqueça de mencionar também as bênçãos espirituais). São tantas coisas boas que Deus nos dá para vivermos, que é difícil lembrar de todas. Por isso, Deus quer que você traga sempre a sua oferta à igreja. A sua oferta é um modo de dizer muito obrigado a Deus por tudo o que Ele lhe dá.












     


Na Igreja eu falo com Deus

➥ Texto Bíblico : II Reis 18.1 - 19. 37

Texto valioso : " A minha casa será chamada de ' Casa de Oração'..."

Mateus 21.13 🙏


A palavra do dia é: ORAR🙏

Através da ORAÇÃO falamos com DEUS que é PODEROSO para nos atender, com ELE também pedimos em favor dos outros irmãos, colegas, vizinhos, professores, intercedemos por nossos familiares, pedimos perdão por nossos pecados, recebemos bençãos. Também é através da ORAÇÃO que fazemos agradecimento ao SENHOR por todas as bençãos recebidas.

Por isso, não deixe de ORAR, peça a DEUS por você, sua família, seus vizinhos, enfim, peça a Deus e ELE fará!


 
Diante de uma situação difícil, nossa primeira atitude deve ser ORAR, pois orando alcançamos respostas. Confie a Deus as suas orações!
A oração deve ser a nossa primeira atitude em qualquer situação.
Hoje vamos conhecer mais uma preciosa história bíblica, a história do Rei Ezequias.
A Bíblia nos diz que "ele fez o que era  reto perante o  SENHOR "( 2 Rs 18: 3).
Removeu altares que eram lugares para adoração pagã ou seja adoravam ídolos feitos de pedra, bronze e outros materiais, objetos feitos pelas próprias mãos. Ezequias confiava em Deus de maneira que depois dele não houve alguém semelhante. 
No decimo quarto ano que o rei Ezequias estava reinando em Judá veio Senaqueribe, rei da Assíria contra as cidades fortificadas  de Judá e tomou as cidades. O rei Ezequias enviou mensageiros  ao rei Senaqueribe, dizendo : Se retire daqui e tudo o que você pedir como imposto eu pagarei .


Vocês nem imaginam qual foi o pagamento que Senaqueribe pediu: Mil quilos de ouro e dez mil quilos de prata! 
Onde o rei Ezequias arranjaria tanto ouro e tanta prata? Hum, ele teve de pegar a prata e o ouro que pertenciam ao tesouro do Templo de Deus. E ainda teve de arrancar o ouro das portas do Templo, aquele lindo Templo que Salomão fizera para Deus!
Bem, vocês acham que o rei da Assíria satisfez com isto e retirou-se de Judá?
 Nada disso. Ele continuou no país, e ainda mandou um exército atacar o rei Ezequias, na cidade de Jerusalém. Ao chegar a Jerusalém, um dos oficiais do exército assírio chamado Rabsaqué  ficou gritando um monte de ofensas ao povo de Judá, ao rei Ezequias, e ao Senhor Deus. Ele gritava:
— Vocês pensam que o Deus de vocês vai protegê-los do rei Senaqueribe? Não vai, não.


O nosso exército é muito forte, e nós vamos derrotar vocês!
Os moradores de Jerusalém, que estavam em cima do muro da cidade, ouviram o que o oficial estava dizendo e ficaram com muito medo. O rei Ezequias rasgou as roupas, em sinal de tristeza, e vestiu uma roupa de pano grosseiro. Alguns homens importantes da coorte do rei Ezequias também tiraram as roupas luxuosas e vestiram roupas grosseiras, para mostrar como estavam tristes e preocupados. Então Deus mandou o profeta Isaías dar um recado ao rei Ezequias: “Não deixem que os assírios assustem
vocês, dizendo que Deus não vai salvá-los. Deus vai fazer o rei assírio voltar para a terra dele, e lá
ele será morto”. Logo em seguida, o rei Ezequias recebeu uma carta do malvado Senaqueribe.
 A carta dizia: “O seu Deus, em quem você confia, lhe disse que Jerusalém não vai cair nas minhas mãos; mas não deixe que ele o engane. Você já ouviu falar do que um rei assírio faz com qualquer país que resolve destruir? Por acaso você pensa que poderá escapar?”
O rei da Assíria estava dizendo que Deus era mentiroso, que Ele havia enganado o rei de Judá, e que não iria protegê-lo!
Mas sabemos que o nosso Deus não mente nem nos engana. Ele prometeu defender o povo de Judá do malvado Senaqueribe, e Ele faria tudo o que prometeu. O que vocês acham que o rei Ezequias fez, quando leu esta carta? Acham que ele acreditou nas mentiras do rei Senaqueribe, ou confiou em Deus? Sim, ele confiou em Deus. Ezequias pegou a carta de Senaqueribe e foi até o Templo de Deus. O coração de Ezequias estava apertado, triste, cheio de preocupação. A melhor coisa que ele poderia fazer nesse momento era conversar com Deus a respeito daquela carta. E ele foi falar com Deus na Casa de Oração. Ezequias entrou no Templo, pôs a carta na presença de Deus, e orou: “Ó Senhor, só tu és
Deus, e governas todos os reinos do mundo. Senhor, olha para o que está acontecendo com a gente. Escuta todas as coisas que Senaqueribe está dizendo para insultar a Ti, o Deus vivo. Ó, Senhor Deus, salva-nos dos assírios, para que todas as nações do mundo fiquem sabendo que só tu, ó Senhor, és Deus”

. Vocês acham que Deus atendeu a oração de Ezequias? Claro, Deus sempre escuta as nossas orações. Deus ficou contente por Ezequias ir até o Templo conversar com Ele. Deus ouviu a oração de Ezequias, e mandou o profeta Isaías dar-lhe o seguinte recado: “O rei Senaqueribe não entrará nesta cidade. Ele voltará pelo caminho por onde veio. Eu defenderei e protegerei esta cidade por causa da minha honra e da promessa que fiz”. Naquela mesma noite, o Anjo do Senhor foi ao acampamento dos assírios e matou 185.0000 soldados. Na manhã seguinte, ao ver o que acontecera, o rei Senaqueribe ficou apavorado e voltou para a Assíria, onde morreu pouco tempo depois, como Deus havia dito.
Deus  nos protege de todo perigo !















A casa do meu Amigo é a igreja

 


A casa do meu Amigo é a igreja 
                              
                                                  Texto Bíblico: Êxodo 40.17 - 35; I Reis  8.1 -21
Louvado seja o Senhor ! Mais um ano se inicia , que rica benção alcançada pelo Senhor .
Que Deus nos ajude e nos proteja no nosso caminho , iremos iniciar um novo trimestre e aprenderemos sobre a Casa de Deus ( a igreja ). Por isso ela deve ser cuidada , respeitada e amada . Na igreja  devemos  nos comportar e obedecer as suas regras. Porém, mais do que ensinar, é viver o que se ensina.
Devemos ser exemplo para os outros. Ame e cuide da sua igreja, participe  seu crescimento!
Deus manda Moisés levantar um Tabernáculo, Moisés  foi cuidadoso ao observar `as instruções de Deus. 
Vocês já sabem que nem sempre que a igreja que hoje nós conhecemos era como agora, Há muitos anos quando o povo de Deus vivia no deserto, as casas nao eram feitas de tijolos, porque o povo de Deus estava sempre mudando de lugar. Com isso eles armavam e desarmavam tendas e não tinham uma igreja. Então  Deus chamou Moisés e mandou que ele fizesse um Tabernáculo para o povo adorá-lo e para que Ele enchesse com sua glória. O Tabernáculo era a casa de Deus na terra , Ele ensinou como devia ser feito . Moisés fez tudo conforme lhe foi dito.
Muito tempo depois, o povo ja tinha um lugar fixo para morar. Nessa época Deus mandou que o rei Salomão construísse o Templo bem bonito para que fosse o local de adoração de todo o povo. Depois de tudo pronto, Deus encheu o Templo com a sua glória!
Hoje a casa de Deus  é a igreja , é nela que Ele  mostra a sua glória quando a Palavra é ensinada, os louvores são entoados. Devemos sempre cuidar a igreja. 
Ame a sua igreja, cuide dela, não risque os bancos , nem jogue lixo no chão. Mas também tenha reverência ao  entrar e prestar culto o Senhor !

Atividade :