sábado, 20 de abril de 2013

Bom Domingo! Escola Bíblica Dominical!

PÉROLAS PARA A VIDA!


LIÇÃO 1:  O PECADO ENTRA NO MUNDO (GÊNESIS 2:7-3:24)

OBJETIVO DO PROFESSOR: Que a criança não salva compreenda a gravidade do castigo do pecado,desejando o perdão de Deus e a vida eterna.

VERDDADE CENTRAL RELACIONADA À CRIANÇA: Você pode receber o presente de Deus-o perdão do pecados - e a vida eterna,hoje mesmo.

  I.  INTRODUÇÃO




( De a cada criança m feijão enrolado num papel de bala.Explique como é fácil ser enganado). Alguém foi enganado em nossa lição de hoje.

II.ANDAMENTO






A. Deus fez o homem do´pó da terre e o colocou num lindo jardim(2;7-9).
Como Deus é poderoso! Ele tem poder para fazer tudo! Teve  poder para criar o mundo e tudo que nele existe. Isso inclui você e eu. Porquenos criou.Ele nos ama muito. A Biblia diz: "Deus é amor"(1 J4:8b).Ele nos ama muito mais do que podemos imaginar! O seu amor é perfeito. Ele é 100% puro. Foi Ele Quem fez você. Só um Deus poderoso poderia ter criado o mundo e tudo o que há nele.
B: Deus deu  ao primeiro homem, Adão  a tarefa de trabalhar no jardim,e cuidar dele(2:15).

C:Deus disse a Adão que ele podia comer o fruto de qualquer  árvore do jardim, excet da árvore do conhecimentodo bem e do mal(2:16,17).
[O primeiro mandamento de Deus era sério! Se Adão desobedecesse, poderia morrer.]

D:Deus  sabia que o homem tinha nescessidade de estar com alguém de sua espécie, e fez então a mulher, usando uma costela de Adão(2:18-24).

E:Certo dia em que a mulher (mais tarde chamada Eva) andava sozinha pelo jardim, a serpente perguntou a ela sobre a ordem de Deus(3:1).
[Satanás , o inimgo de Deus , estava disfaçado de serpente.Ele estava planejando estragar a linda criação de Deus,tentando fazer com que Adão e Eva obedecessem a ele e não a Deus].

F:Eva explicou que podiam comer do fruto de todas as árvores,menos de uma (3:2,3).

G:Satanás tentou Eva, garantindo que, se ela e Adão comessem,eles não morreriam, mas "seriam como Deus,conhecendo o bem e  o mal"(3:4,5).

H:Eva desobedeceu a Deus e comeu do fruto, e o deu também a Adão(3:6).
Foi assimque o pecado entrou no mundo. Desde então, cada pessoa que nasce tem uma natureza  pecaminosa, uma natureza que não quer agradar a Deus. Você sabe o que é pecado? São coisas erradas que fazemos . A Bíblia diz: " assim como por um homem[Adão] entrou o pecado no mundo , e pelo pecado a morte [separação de Deus],assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram"(Romanos 5:12). Você e eu pecamos porque nascemosem pecado-com o desejo de fazer coisas erradas ,ou seja do nosso jeito-
O pecado é uma coisa séria. Ele causa muita infelicidade; ele arruinou a criação perfeita de Deus.Que pena que Adão e Eva desobedeceram a Deus e fizeram o pecado entrar no mundo.
Os olhos de Adão e Eva se abriram e eles perceberam que estavam nus,e então tentaram cobrir-se com folhas de figueira(3:7).
Deus entrou no jardim,procurando Adão e Eva,mas eles se esconderam(3:8,9).
Adão e Eva ficaram com medo;eles sabiam que tinham desobecido a Deus(3:10).
Quando Deus perguntou sobre o pecado deles,Adão culpou Eva que culpou a serpente.
Deus fez uma promessa especial, que enviaria um dia Alguém  que acabaria com o pecado e venceria Satanás(3:15).
Deus fez roupas de pele de animais para cobrir Adão e Eva(3:21).
III.CLÍMAX

Deus castigou Adão e Eva pela sua  desobediência e rebelião,expulsando-os do jardim.
IV.FINAL
A.Conclusão:
1.A serpente,o homem e a mulher  deviam sofrer as consequências do juízo de Deus por causa do pecado(3:14-19,23).
2.Deus colocou anjos na entrada no jardim e uma espada de fogo para proteger a árvora da vida(3:24).
[Em sua misericórdia,Deus impediu que Adão e Eva comessem do fruto da árvore da vida e de serem condenados a viver para sempre no pecado.]
Apelo: (não salvos)
Por causa da desobediência de Adão e Eva,todos  nascem no pecado,mas Jesus recebeu o castigo do pecado por nós quando morreu na cruz.Ele quer que tenhamos a vida eterna"(Jo 3:16). Crer no Senhor Jesus significa reconhecer diante de Deus que você é pecador.Diga a Ele que acredita que quando Jesus deu o seu sangue na cruz e ressuscitou,Ele fez isso realmente por você.
Essa é a única maneira de você poder ser perdoado dos seus pecados e ter a vida eterna.
Ore por aqueles que receberam o Senhor Jesus como salvador,anote o nome delas e faça uma visita,programe-se para ficar sempre aconselhando esta criança e também ganhar a família dela para Jesus.
(fonte: Bíblia de recursos para o ministério com crianças/Apec)
(a lição foi resumida por mim,mas grande parte do texto foi extraído da Bíblia(Apec).

UTILIZE COM ALEGRIA E AMOR,E VERÁS QUE ONS FRUTOS NASCERAM !

Nenhum comentário:

Postar um comentário