domingo, 28 de agosto de 2022

Introdução à Pentateuco

 

www.siquene.blogspot.com/pentateuco

Caros professores de crianças, estudem todas as lições em que forem aplicar aos seus alunos e procure explicar da melhor forma possível sem fazer muitos rodeios. Exponha a lição objetivamente, de forma simples , clareza é tudo o que os alunos precisam na hora da exposição da Palavra de Deus. 
Este é um ciclo de onze lições introdutórias do livros da Bíblia Sagrada, que foi dado início com a lição: INTRODUÇÃO À BÍBLIA , seguiremos neste propósito, sem fugir do assunto a que foi iniciado, pois dando sequência ao estudo sem misturar os assuntos é de melhor compreensão e aprendizado aos que ouvem. Então, partindo da lição Introdução à Bíblia, daremos continuidade às introduções dos demais livros do Cânon Sagrado, desejo que tenham ótimo estudo , que tenha bons resultados durante e depois de cada aula. Sugiro que para as crianças que já conseguem escrever que aplique uma prova bem elaborada , com questões simples e objetivas para que toda e qualquer dúvida seja sanada, com direito a lembrancinhas para todos independente do resultado individual, o importante é que todos alcançaram o objetivo: CORAÇÕES SEMEADOS  PALAVRA DE DEUS!
Então... Vamos lá!

➦ Significado de PENTATEUCO
Os cinco primeiros livros da nossa Bíblia foram escritos por Moisés. O nome grego para esta seção é: 
PENTATEUCO, que significa  cinco volumes. Nós geralmente, os chamamos de LIVROS DE MOISÉS, LIVROS DA LEI, ou, algumas vezes, apenas de a LEI.
Estes livros são: GENESIS, ÊXODO, LEVÍTICO, NÚMEROS e DEUTERONÔMIO. (Peça para as crianças procurarem o Índice na Bíblia e lerem os nomes dos cinco primeiros livros junto com você. Depois usando o Índice procure novamente cada livro enquanto você fala sobre ele). 
➦ GÊNESIS: signifiva " COMEÇOS" - tudo começou aqui!. Gênesis nos fala sobre a criação do mundo. Vejam Gênesis 1.1.
Quem a Bíblia diz que criou os céus e a terra? Isso mesmo, Deus. Gênesis é um livro de "primeiros". Ele fala do primeiro homem, primeira mulher (1.27). Em Gênesis também encontramos o primeiro lugar onde podemos ler a promessa de Deus em enviar o Salvador, que nos oferecesse o perdão do nosso pecado (3.15). Neste livro aprendemos sobre o primeiro crime (4.8), e o primeiro e único dilúvio mundial ( caps 7e 8).
O livro de Gênesis conta sobre a escolha do povo especial de Deus, os israelitas. Por meio desta nação, Deus prometeu abençoar o mundo inteiro ( 12: 1-3). Esta benção veio quando o Senhor Jesus nasceu numa família judia. Em Gênesis encontramos os primeiros israelitas: Abrão [ Abraão ] (12.1), Isaque (2.13), Jacó (25.26) e José (30.24).
No final de Gênesis, o povo de Deus está vivendo sob os cuidados do Faraó do Egito.

➦ÊXODO: quer dizer " Saídas". Em Êxodo encontramos a história de Moisés. Diga as crianças para procurarem o nome dele em Êxodo 2.10.
No início deste livro, o povo de Deus se acha ainda no Egito, mas agora o novo rei fez deles escravos. Êxodo descreve as pragas que Deus enviou ao Egito para convencer o Faraó a deixar seu povo sair. Lemos neste livro como Deus guiou os israelitas no deserto a caminho da Terra Prometida. Quando  eles se detiveram no monte Sinai, Deus chamou Moisés para se encontrar com Ele na montanha e lhe deu os Dez Mandamentos. Vamo ver se podemos encontrá - los em Êxodo 20.1 -17. As instruções de Deus para a construção do tabernáculo estão também aqui no livro de Êxodo (25:8,9). O tabernáculo era uma tenda especial onde ficava a arca de Deus e onde o povo se reunia para adorar. Ele ajudava a lembrar os israelitas que Deus estava sempre com eles, pois o tabernáculo devia ser levantado onde quer que o povo acampasse. A arca, no tabernáculo, era o centro de adoração.

➦ LEVÍTICO: (Incentive os seus alunos a encontrarem o livro de Levítico). 
Neste livro, Deus ensinou ao povo como queria que eles o adorassem. Os capítulos 1 a 7 estabelecem a maneira exata como  as ofertas deveriam ser feitas. Os sacrifícios de animais descritos aqui são uma figura do sacrifício de Jesus na cruz por nós ( João 1.29 ; Efésios 5.2; 1 Pedro 1.18,19). A seguir, aprendemos sobre Arão, o primeiro sumo sacerdote, e seus filhos, que também serviram como sacerdotes (caps 8 e 9). Hoje vamos diretamente a Deus por meio do Senhor Jesus, nosso Grande Sumo Sacerdote ( 1 Timóteo 2.5; Hebreus 4.14). Os capítulos 10 a 22 registram leis especiais que os sacerdotes e o povo deviam seguir. Deus deu também aos israelitas sete festas ou feriados, assim como outros dias especiais para celebrar enquanto o adoravam ( caps 23 a 25). Até mesmo esses dias especiais são figuras de certas partes do plano maravilhoso de Deus para nos salvar do pecado ( por exemplo, veja 1 Coríntios 5.7). 

➦ NÚMEROS: ( Incentive os alunos a procuraem o livro de números). 
Este livro começa e termina com o censo ou contagem do povo de Israel. A primeira contagem no Monte Sinai e a segunda nas planícies de Moabe.Este livro contém, no entanto, mais do que apenas números. Encontramos também a história do povo de Deus enquanto viajava em direção à Terra Prometida. Josué é apresentado aqui como um dos doze enviados a Canaã (13.16). Que pena que os israelitas não confiaram em Deus o suficiente para obedecer - Lhe e entrar na Terra. Por terem desobedecido, eles tiveram de passar quarenta anos peregrinando pelo deserto (14.33).

➦ DEUTERONÔMIO:  (Anime as crianças a usarem o Índice).
Deuteronômio significa " Segunda Lei". A maioria do povo que seguia Moisés na saída do Egito tinha morrido no deserto, e por isso Deus fez uma recapitulaçãoda história de Israel para os restantes. Então, pela segunda vez, Deus deu Seus mandamentos a Israel. Podemos lê-los novamente a partir de DEUTERONÔMIO 5.6.
Por meio de Moisés, Deus ensina o povo como deve viver na Terra Prometida. Veja Deuteronômio 11.26( Leia-o para as crianças). Deus está advertindo os israelitas do que vai acontecer se desobedecerem a Ele, e prometendo abençoá-los se cumprirem as Suas leis.

🔝 Livros Importantes 
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronônio. Esses cinco livros são importantes para nós. Eles nos ensinam sobre as leis de Deus. Quebrar a lei de Deus é pecado. Nos cinco primeiros livros, Deus nos mostra que só pelo derramamento de sangue nossos pecados podem ser perdoados (Lev 17.11). Embora os israelitas tivessem de fazer repetidamente sacrifícios de animais, Deus prometeu que um dia Ele enviaria um Salvador que derramaria uma única vez o Seu sangue por nós, para salvar - nos do pecado (Gn 3.15).
Esse Salvador é o Senhor Jesus Cristo (Hb 9.12,27,28; I Pedro 3.18).

💫 Professor, chegou a hora de uma atividade extra, encorage os alunos a lembrarem os nomes e a ordem desses cinco primeiros livros. Divida a classe em duas equipes. O primeiro membro da equipe 1 diz " Gênesis". O primeiro membro da equipe 2 diz " Êxodo". e assim por diante, os demais membros das equipes seguem a ordem e devem citar os nomes dos livros até que todos das equipes tenham citados os livros em ordem, aquele que não souber deve se sentar e dê a oprtunidade para a equipe adversária responder. É interessante cronometrar para que a atividade fique mais dinâmica.
Boa aula!
PS: Daremos sequência nas introduções da divisão dos livros da Bíblia.
Esmere- se em ensinar!


www.siquene.blogspot.com/pentateuco



Nenhum comentário:

Postar um comentário